Disjuntores DR
3
DISJUNTORES DR
Os Dispositivos de proteção Diferencial Residual (DDR) estão se tornando cada vez mais importantes e obrigatórios, segundo a NR 5410 2004, na utilização em circuitos de tomada, para proteção de pessoas e animais.
O uso do DR de Proteção é complementar contra contatos diretos de :
- Circuitos que sirvam a pontos situados em locais contendo banheira/chuveiro
(exceto circuitos que alimentem pontos de iluminação com altura maior que 2,5 metros; - Circuitos que alimentem tomadas de corrente em áreas externas;
- Circuitos de tomadas de corrente em áreas internas que possam alimentar equipamentos no exterior;
- Circuitos de tomadas de corrente em áreas de cozinhas, copascozinhas,lavanderias,áreas de serviço,garagens e ,no geral,a todo local interno molhado em uso normal ou sujeito a lavagens (pode ser excluídas as tomadas destinadas a alimentar refrigeradores e congeladoras, desde que não diretamente acessíveis). Para entender seu funcionamento, vamos observar que: Uma corrente diferencial-residual, de acordo com a NBR IEC 50, corresponde a soma algébrica dos valores instantâneos das correntes que percorrem totós os condutores vivos de um circuito, em um dado ponto de uma instalação elétrica.
A existência da corrente residual para terra indica que há uma falha de isolação entre o condutor vivo e a carcaça, ou a terra.
1
3
Dispositivos de Proteção Elétrica – Disjuntores DR
Esquema funcional de um dispositivo DR
F
N
Contatos principais ou de força
Dispositivo Rele
Circuito de proteção termo-magnético convencional do disjuntor
Circuito de Teste
Transformador de corrente
carga
Pelo dispositivo DR devem passar todos os condutores que normalmente transportam corrente entre a fonte de energia e a carga, de modo que passem pelo transformador de corrente todos os condutores vivos (Lembrar que o condutor Neutro é considerado condutor vivo,