A ludicidade no ensino fundamental
Estagiária: Keila Oliveira Correa
Estagiária: Jociane dos Santos Moraes
Série: 2º Ano De Ensino Fundamental
Turma: Única
Turno: Matutino
Titulo Do Projeto: A Importância Da Ludicidade No Ensino Fundamental
Carga horária do projeto: 60hs
1- Justificativa
A reflexão acerca do ensino fundamental, principalmente sobre a influencia do brincar na aprendizagem dos alunos do 2º ano é uma nação historicamente constituída onde o sentimento em relação à classe do fundamental, varia de acordo com a sociedade e com a cultura de cada uma das crianças como se fossem iguais.
Considerando as dificuldades apresentadas propomos trabalhar neste projeto a ludicidade dentro do contexto escolar. O lúdico exerce um papel importante na vida do ser humano em especial da criança, pois aprender brincando é bem mais interessante do que aprender de forma tradicional, por isso elencamos os seguintes estudiosos sobre o ensino fundamental como Jean Piaget e Vigostsky.
Sabe-se que o lúdico faz parte da vida da criança possibilitando explorar o imaginário. Brincar é realmente uma coisa mais importante para ela de tal forma que a privação do brincar pode torná-la infeliz e desajustada.
Segundo Piaget os jogos não são apenas uma forma de divertimento, mais são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Para manter o seu equilíbrio com sue mundo, a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar. Os jogos são uma ótima proposta pedagógica na sala de aula, por que proporcionam a relação entre parceiros e grupos, o que é um fator de avanço cognitivo, pois durante os jogos a criança estabelece decisões, conflitua - se com seus adversários e reexamina seus conceitos.
Todas e qualquer atividade lúdica desenvolvida pelos educadores envolve uma seqüência de atividades que algumas vezes são lógicas para o adulto, mais que um universo infantil uma teoria Vigostsky (1987) “por sua vez atendia a origem do