Conhecimento Mitico Tecnicas de Pesquisa
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CONHECIMENTO MITICO
JULIANA CARPES DA SILVEIRA
Professora Jaidette Farias Klug
Técnicas da pesquisa em Economia.
Joinville, Março 2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, notaremos o conhecimento mítico, como arte crucial na existência do homem pensante, o quanto o ser humano pode ser criativo quando sente-se afrontado com o desconhecido. Veremos também, o quanto nós temos a capacidade de criar coisas absurdas, porém, incríveis para explicarmos o que não é conhecido, seja uma situação ou até mesmo a fraqueza do ser humano.
CONHECIMENTO MITICO
O conhecimento mítico trata-se de um tipo de conhecimento baseado na intuição e que se origina do entendimento de que existem conjuntos de conhecimentos naturais e sobrenaturais dos quais nascem o sentido de tudo o que existe. É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas.
O conhecimento mítico também é "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária". Assim, ainda que o conhecimento mítico crie representações para atribuir um sentido às coisas, ele ainda se baseia na crença de que seres fantásticos e suas histórias sobrenaturais é que são os responsáveis pela razão de ser do existente.
Tem como características ser um conhecimento não lógico, fantasioso, isto é, baseado na sensação de que existem modelos naturais e que dão sentido a tudo o que existe, não é produzido através de experimentações científicas, e sim a partir da imaginação humana. Um mito deve excluir seu lado humano, ou seja, suas imperfeições.
Por exemplo, na mitologia grega, o comportamento do mar, isto é, se havia tempestades em alto mar, ondas fortes, escassez de peixes, ou o contrário, era resultado do temperamento de Posseidon, governador dos mares.
Como exemplo, os principais deuses da mitologia grega são: