Mitologia e crenças antigas e contemporaneas
MITOLOGIA E CRENÇAS ANTIGAS E CONTEMPORÂNEAS
DISCIPLINA: FILOSOFIA
MITOLOGIA E CRENÇAS ANTIGAS E CONTEMPORÂNEAS
1 . Apresentação e Justificativa Este é um projeto de pesquisa e extensão a ser desenvolvido com os alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental do Cepae/UFG na disciplina de filosofia sob a orientação do professor João Aparecido cuja temática abordada é: mitologia e crenças antigas e contemporâneas.
As turmas serão dividas em grupos, os quais terão de 16/05 a 07/06 para pesquisarem e organizarem um seminário sobre o tema que lhe for incumbido. E nas aulas seguintes deverão fazer a exposição oral do foi pesquisado e elaborado.
A relevância de abordar essa temática se justifica no fato de que os mitos têm a idade dos humanos, ou seja, nasceram com os primeiros agrupamentos humanos. Por isso eles não são coisas do passado, não desapareceram, mas, continuam plenamente vivos. Seja porque sociedades primitivas (indígenas, tribais, etc.) continuam existindo, e nelas o mito fundamenta as atividades e o comportamento dos indivíduos, seja porque, nas chamadas sociedades complexas (urbano-industriais atuais), o imaginário continua como potência primária da produção de mitos em outras formas.
Qual é, então, a relação profunda do mito com a vida humana em coletividades que faz com que sejam inseparáveis? Entre outros estudiosos, Mircea Eliade assinalou bem que os mitos constituem narrativas que explicam e, por isso mesmo, justificam a existência do mundo, do homem e da sociedade, dando-lhes fundamento e significado.
“o mito conta uma história sagrada, relata um acontecimento que teve lugar no tempo primordial, o tempo fabuloso dos começos (...) o mito conta graças aos feitos dos seres sobrenaturais, uma realidade que passou a existir, quer seja uma realidade total, o Cosmos, quer apenas um fragmento, uma ilha, uma espécie vegetal, um comportamento humano,