vacinas
Introdução
A medicina percorreu um longo caminho durante os últimos séculos. O desenvolvimento da vacina iniciou uma era de prevenção às doenças diferente de qualquer coisa que o mundo já tenha visto. Na verdade, as vacinas são vistas como o avanço médico de maior sucesso na história da saúde pública. Antes de as vacinas serem introduzidas, a varíola matou milhões de pessoas. Cerca de 20 mil ficaram paralisadas devido à poliomelite (em inglês) e cerca de 20 mil recém-nascidos tiveram problemas graves provocados pela rubéola (em inglês).
Neste artigo, aprenderemos sobre a inspiração para o desenvolvimento das vacinas e a ciência básica por trás da prevenção de doenças e de enfermidades. Nós também analisaremos alguns mitos comuns que circulam sobre vacinas.
A inspiração para as vacinas
Quem poderia imaginar que as vacas poderiam salvar a vida de inúmeros seres humanos? Em 1796,o médico Edward Jenner (1749 –1823) decidiu provar uma teoria que circulou por algum tempo. A varíola já matara milhões de pessoas no mundo inteiro. A varíola bovina (vaccinia) era uma doença menos grave relacionada à varíola comum ou humana que os ordenhadores geralmente pegavam através da exposição a vacas infectadas. Jenner percebeu que os ordenhadores que contraíam a varíola bovina estavam imunizados contra a varíola humana. Jenner testou esta teoria quando pegou material infectado pela varíola bovina e expôs a um garoto saudável através de um corte em um de seus braços. Depois do garoto ter adquirido e se curado da varíola bovina, Jenner o expôs à varíola humana através de uma injeção. O garoto continuou saudável e a primeira vacina do mundo foi criada. As vacas por seu lado, foram homenageadas quando o termo "vacina" foi criado - "vaccinia" significa "da vaca" em latim. De acordo com o Centros para o Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC), o último caso de varíola no mundo