Mitologia e filosofia
Comunicação Social
Filosofia da Comunicação
Professor: Déo Pimenta Dutra
Mitos e Filosofia na Comunicação
Alunos (as): Bruno Antoninus, Darlan Augusto, Gabriel da Silveira, Leonardo Pittasi, Simon Rezende e Vitória Ciconeli
Juiz de fora – MG, 2015.
Mitologia e filosofia
Mitologia e filosofia são caminhos que buscam contar a origem do mundo e das coisas. Em certos momentos da história, a idéia de superar a mitologia era vista como uma evolução e que seguir a razão era o caminho certo. As diferenças de abordagem e metodologia são inúmeras, para começar a diferenciá-las é preciso saber o conceito de cada uma.
Mitologia, ou conjunto de mitos, é a narrativa que explica a origem do mundo e da humanidade. O mito explica a origem das coisas no passado através de alianças e rivalidade entre divindades. Contém três funções: Função explicativa: Umas causas no passado em quais os efeitos permanecem;
Função organizativa: Que legitima um sistema de permissões e proibições; Função compensatória: Que busca mostrar que os erros do passado foram corrigidos.
A filosofia estuda os problemas relacionados ao conhecimento, existência e verdade. Somente após certas mudanças na sociedade como o invento da moeda e da democracia que o mítico passou a ser questionado e a maneira de pensar mudou os critérios, começando a dar ênfase para os argumentos mais racionais. A filosofia tem a conotação de conhecimento seguro, de verdade.
As principais diferenças são: a mitologia narra coisas passadas, não se importa com contradições e o incompreensível, e narra à origem através das rivalidades e alianças das divindades; enquanto a filosofia busca passar a idéia de como e por que do passado, presente e futuro, como as coisas são no todo, explica a origem das coisas por elementos e causas naturais, e não aceita explicações incompreensíveis, exige coerência