Produ o enxuta resenha
Por: Urânia Oliveira1
Produção enxuta: vantagens e desvantagens competitivas decorrentes da sua implementação em diferentes organizações, é um trabalho resultado de uma pesquisa exploratória realizada por Werner Duarte Dalla e Lucilio Linhares Perdigão de Morais, estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa apresenta a origem do sistema de produção enxuta, suas vantagens e desvantagens, apropriações e riscos de sua adoção.
Cronologicamente as indústrias automobilísticas passaram por mudanças que foram desde a produção artesanal, à produção em massa (era FORD), a chamada linha de montagem até a produção enxuta, o toyotismo, que garantia ao cliente variedade, qualidade e rapidez na produção de seus produtos, contrariando os resultados da produção artesanal e em massa. Foco do estudo de Werner e Lucilio e com uma filosofia de pensamento que busca atender as necessidades do cliente num menor prazo possível, a produção enxuta, além deste fator visa à garantia da mais alta qualidade e o mais baixo custo. É também característica desta manter a moral de seus colaboradores envolvendo não só a manufatura mais todas as partes da organização.
Assim surge o conceito de Produção enxuta, nos moldes em que atualmente muitas, ou quase todas, organizações vislumbram estruturar seus sistemas de produção, reduzindo custos e agregando qualidade e flexibilidade à sua sistemática de Produção e, consequentemente, às suas estratégias competitivas, tanto com o mercado consumidor, quanto com o mercado fornecedor, saindo do curto prazo e do imediatismo de resultados para pensar em relações comerciais mais duradouras, e, consequentemente, mais lucrativas. Mais do que pensar uma nova forma de manufatura, a produção enxuta marca uma nova forma de pensar a organização e o