A origem do capitalismo Elle Wood
Ellen Meiksins Wood
A Origem do Capitalismo
Jorge Zahar Editor
CONTRA CAPA
Neste contundente ensaio Ellen Maiksins Wood discute criticamente “o modelo mercantilista” do desenvolvimento e questiona a suposta naturalidade e inevitabilidade do capitalismo, apontando-o antes como resultado de condições históricas muito específicas.
Em sua análise aproxima-se de Karl Marx e Karl Polany e oferece ao leitor excelentes resumos das contribuições de Paul Sweezy, Maurice Dobb, Robert Brener, E. P. Thompson, Perry Anderson, entre outros para o debate sobre a transição do feudalismo para o capitalismo.
Agraciado em 1999 com o Outstanding Academic Award, premiação da revista americana Chaice, A origem do capitalismo destaca-se pela contemporaneidade do debate que traz.
“Este livro não é apenas uma valiosa nova interpretação de uma questão antiga – traz importantes lições para nossos tempos”
Michael Barratt Brow
“Wood é convincente ao desconstruir os mitos aceitos das origens do capitalismo. Sua consideração última é de natureza política: quando o lucro é a base para a moralidade de uma sociedade, a compaixão pelo homem e as preocupações ambientais são freqüentemente postas de lado”
Independent Publisher
“Wood apresenta as idéias com clareza, mesmo para quem não é familiarizado com os debates... Obrigatório para qualquer pessoa com um mínimo de interesse pelo capitalismo ou pelo pensamento econômico.”
Choice
ORELHA DO LIVRO
Para Ellen Meiksins Wood, "pensar sobre as alternativas futuras ao capitalismo requer que exploremos concepções alternativas sobre seu passado". Este, portanto, não é um livro sobre o passado, mas sobre a natureza histórica do capitalismo e sobre seu passado e seu futuro.
Se até os anos 1970 a discussão era sobre quando e como o capitalismo seria substituído pelo socialismo, as transformações históricas das décadas posteriores, ao contrário,