TRABALHO DE FILOSOFIA 30
NOME: ANGELA HELENA DA SILVA AZEVEDO RA: 915127100
NOME: DANIELA GLORIA DA SILVA RA: 3015102298
NOME: THAMIRES MOURA DIAS RA: 915117181
NOME: MAIRA THAIS TEIXEIRA DE SOUSA RA: 915116397
A IMPORTANCIA DA MITOLOGIA PARA AS SOCIEDADES ANTIGAS E CONTEMPORANEAS
São Paulo
2015
1. INTRODUÇÃO
A mitologia tem uma importância muito grande porque representa o primeiro esforço da humanidade para explicar as coisas e suas causas. Sob o véu da fantasia, há nessas “histórias” uma autêntica procura das “causas primeiras” do mundo.
A mitologia grega representa uma das concepções míticas mais geniais que o homem produziu, no sentido de compreender sua origem e seu desenvolvimento.
Dessa maneira os gregos organizaram suas concepções religiosas a partir da vida humana, mesclando elementos reais e imaginários com o intuito de estabelecer uma ordem racional para o desenvolvimento do universo e de todos os seus componentes.
Para os gregos, as variedades de formas existentes no universo não poderiam ser concebidas por um único Deus.
Os gregos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos.
Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.
2. A Importância Dos Mitos