Introdução a Engenharia Elétrica
RESUMO-INTRODUÇÃO Á ENGENHARIA
Resumo apresentado ao Professor: Rildo Arrifano, Graduação em Engenharia Elétrica na instituição de ensino IESAM,
SÍNTESE HISTÓRICA:
A evolução da humanidade se processa de forma contínua. De uma hora para outra, alguns saltos esporádicos de grande transformação ocorrem. Isso acontece, normalmente, em duas oportunidades: diante de grandes crises ou quando diversos fatores propícios para tal se conjuguem.
No cotidiano de uma sociedade, os engenheiros estão lá como elementos fundamentais para busca de soluções, concretização de idéias e/ou administrar serviços necessários quanto à execução de um produto.
HABILIDADE TÉCNICA: UM DIFERENCIAL HUMANO
A capacidade do ser humano de dar formar a objetos naturais e empregá-los para determinados fins, tem sido entendida com um dos grandes responsáveis pelo estágio de desenvolvimento praticado hoje. As ferramentas mais antigas foram produzidas por hominídeos, entre cerca de 2 milhões de anos, que consistia apenas de pedra lascadas, ossos, madeiras e conchas, usados de forma rudimentar. Isto foi durante o período Paleolítico, termo intitulado para período da pedra antiga ou pedra lascada.
Através destes instrumentos, tornou-se possível caçar e charquear um animal, cortar árvores, defender-se de animais e construir abrigos primitivos. Essa evolução social também está relacionada ao surgimento de um indivíduo preocupado com o desenvolvimento de técnica.
Acredita-se que a cerca de 12 mil anos uma revolução técnica, provocou uma série de modificações culturais caracterizados pela introdução da domesticação de animais, da agricultura, modelagem da cerâmica e fabricação de vinho e cerveja. Esse momento é denominado