Introdução a engenharia elétrica
Elétrica
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Goiânia, 29 de setembro de 2010.
Trabalho de Introdução a Engenharia Elétrica
PARTE I
Questão 01. Podemos afirmar que a engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo. Englobando assim uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia, no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.
Questão 02. Tal como a Engenharia é uma ciência que adquiri e aplica conhecimentos na criação de utilidades, e que engloba uma série de ramos a Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que lida com o estudo e a aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo, desenvolvendo e abrangendo áreas a que concerne a energia tais como a geração, a telecomunicação, a informática, a eletrônica entre outras, facilitando assim patamares do controle social e do poder político na sociedade de massa.
Questão 03. Entre os fatos que contribuíram para a evolução da Engenharia Elétrica podemos destacar: 1. Em 1.510, Leonardo da Vinci projeta uma roda d’água horizontal, reunindo o saber teórico ao prático (esse princípio foi utilizado na construção da turbina elétrica). 2. Galileu Galilei foi o iniciador da mentalidade científica, iniciando a substituição de longas argumentações lógicas da dialética formadas pela observação dos fatos em si mesmos. 3. 1.637: Foi publicado o primeiro tratado da Geometria Analítica e a formulação das Leis da Refração por René Descartes. 4. 1.642: Época em que Blaise Pascal construiu a primeira máquina de calcular. 5. 1.729: Stephen