Introdução a engenharia elétrica
A profissão de engenheiro eletricista é ideal para quem é curioso e determinado, perde horas manuseando fios e circuitos com criatividade e responsabilidade. Se você já desmontou um eletrodoméstico só para descobrir como funciona, acabou de encontrar sua vocação profissional.
Estudaremos os cientistas Hans Christian Oersted que conseguiu estabelecer uma relação entre magnetismo e eletricidade. André Marie Ampère, com sua lei determinou o sentido do campo magnético a partir do sentido da corrente elétrica. Johann Carl Friedrich Gauss afirmou que as cargas que existem em um corpo formam um campo elétrico que se distribui de forma radial. Michael Faraday, que afirmou descobrir a indução magnética. James Clerk Maxwell com suas equações representou um enorme avanço no estudo do eletromagnetismo. E com todas essas contribuições a luz passa a ser entendida como onda eletromagnética.
Com isso a engenharia elétrica é o ramo da engenharia que lida com geração, transmissão, transporte e distribuição da energia elétrica. Por ser muito abrangente, apresenta muitas subdivisões, entre elas os sistemas computacionais.
Aos estudantes, entre outros pontos, o currículo da Universidade Federal do Ceará agrega valores éticos, permitindo-lhe a formação de um profissional de qualidade.
O gosto pela pesquisa e pelos estudos, habilidade numérica e flexibilidade são algumas de suas características. Então se sinta a vontade para deleitar-se nas paginas seguinte a descobrir o maravilhoso mundo da engenharia elétrica.
"Volta e meia se afirma no meio científico que a beleza natural das equações de Maxwell representa um dos maiores feitos intelectuais de nossa espécie. É pouco provável que a encontraremos representadas em algum quadro em um museu ou muito menos reproduzidas em alguma música tocada por algum conjunto pop. De qualquer forma, estas equações não precisam de destaque em algum lugar para exibição, pois estas estão relacionadas a praticamente