Introdução à Engenharia Elétrica
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA ELÉTRICA
Professor João Olegário de Oliveira de Souza
LABORATÓRIO IV
Alexandre Groff Netto
André Martins
Pablo Monteiro
Centro 1I103
São Leopoldo
2013
SUMÁRIO
Introdução 3
Processos Teóricos 4
Procedimentos Didáticos 5
Análise De Resultados 8
Conclusão 9
Bibliografia 10
Anexos 11
INTRODUÇÃO
O relatório a seguir, feito por estudantes do primeiro semestre de Engenharia Elétrica da Unisinos, tem como objetivo apresentar experimentalmente as situações de carga e descarga de um capacitor, bem como, suas formas de atuação em um circuito em regime DC.
PROCESSOS TEÓRICOS
CAPACITORES
O capacitor é um componente que tem como finalidade armazenar energia elétrica. É formado por duas placas condutoras, também denominadas de armaduras, separadas por um material isolante ou dielétrico. Ligados a essas placas condutoras estão os terminais para conexão deste com outros componentes, conforme mostra o Anexo A.
Capacitância (C) é a característica que o capacitor apresenta de armazenar mais ou menos cargas elétricas por unidade de tensão. Portanto, podemos escrever a relação: C = Q/V, onde (C) é a capacitância, (Q) é a carga e (V) é a tensão.
Quando aplicamos uma tensão igual a 1 volt (V) e o capacitor armazenar 1 Coulomb, teremos então uma capacitância igual a 1 Farad (F). Devido às dificuldades construtivas, os capacitores encontram-se situados em faixa de valores submúltiplos do Farad, como micro (µF), nano Farad (nF) e o pico Farad (pF). Além do valor da capacitância, é preciso especificar o valor limite da tensão a ser aplicada entre seus terminais. Esse valor é denominado tensão de isolação e varia conforme o tipo de capacitor. Na prática, encontramos vários tipos de capacitor com aplicações específicas, dependendo de