Introdução dos broncodilatadores
Os broncodilatadores ajudam a tratar os sinais de asma, como a tosse ou a pieira.
Os broncodilatadores relaxam o músculo em redor das vias respiratórias, permitindo que estas abram. Uma vez as vias respiratórias abertas, a criança conseguirá respirar com mais facilidade. Exemplos de medicamentos broncodilatadores: salbutamol (Airomir ou Ventolin) e terbutalina (Bricanyl).
Quando a criança tiver problemas de asma, deverá dar-se-lhe um broncodilatador.
Já a hipertensão arterial sistêmica é o agravo mais comum na população adulta em todo o mundo e um fator de risco muito importante para as doenças cardiovasculares. estima-se que, em 1998, cerca de 950.000 pessoas adultas estariam hipertensas. dessas apenas 40% têm consciência do problema e apenas 15% estão sob tratamento e bem controladas. as dificuldades para manter uma pessoa hipertensa com níveis pressóricos normais e, sem riscos é a ausência de sintomas na grande maioria dos casos, ausência de cura e a necessidade de tratamento por toda a vida, necessidade de imperiosa de mudança de estilo de vida, que envolve educação da condição de pessoas ativas e equipe multidisciplinar, tarefa pouco estabelecida na nossa pratica medica diária. contudo esses grandes desafios precisam ser vencidos, porque tratar hipertensão vale a pena. a hipertensão é definida com pressão arterial sistólica e diastólica.
referencias BRONCODILATADORES
Gibson PG, Powell H, Ducharme F. Long-acting beta-2 ago- nist as an inhaled corticosteroid-sparing agent for chronic asthma in adults and children. Cochrane Database of Syst Rev.
2005;(4):CD005076.
• www.bulas.med.br
• Oga, S; Zanini, A C – 5ª edição – Farmacologia Aplicada; Atheneu Editora São Paulo
MOURA, R. S. Farmacologia do sistema respiratório. In: BETHLEM, N. Pneumologia. 4.ed. São Paulo: Atheneu, 1995, cap.3, p. 55-63.
MYCEK, M. J.; HARVEY, R. A.; CHAMPE, P. C. Fármacos