Medicamentos antifúngicos
Constituem uma classe terapêuta que apresenta como mecanismo de ação comum o bloqueio dos receptores beta-adrenérgicos, porém com perfis farmacológicos diferentes. Inibem as respostas cronotrópicas, inotrópicas e vasoconstritoras á ação das cateclominas epinefrina e norepinefrina nos receptores beta-adrenérgicos. A principal indicação dos bloqueadores beta é como protetores cardíacos após infarto agudo do miocárdio, sendo também utilizados como antiarrítmicos em determinadas situações.
Efeitos colaterais
Sensação de fadiga,
Prostação e
Bradicardia (por isso muitos pacientes não querem usar o medicamento).
Medicamentos
Atenolol
Metoprolol
Pindolol
Labetalol
Carvedilol
Nadolol
Propanolol
Vasoconstritores
Os medicamentos vasoconstritores atuam no processo de contração dos vasos sanguíneos, em consequência da contração do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos.
Eles causam um aumento da pressão sanguínea e possibilita conservação do calor corporal.
Efeitos colaterais
Tontura, sonolência, dormência perioral, parestesia da língua
Medicamentos
Ergotamina (usada para controlar crises de enxaqueca) - pode ser usada via oral ou parenteral;
Cloridrato de nafazolina (componente do sorine) - via nasal
Adrenalina (usada em casos de parada cardio-respiratória) - via intra-venosa.
Fenilefrina (usada em congestão nasal) - via nasal.
Vasodilatadores
São medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos relaxando o músculo liso que reveste suas paredes. Consequentemente, o coração não precisa trabalhar tanto para bombear o sangue e a pressão arterial diminui porque há um relaxamento da parede dos vasos. Os vasodilatadores não curam a pressão alta, mas podem ajudar a controlá-la.
Aumentam o debito do sangue melhorando a circulação do sangue nos tecidos. Exemplos: Bametano (vasculat) que é um fármaco utilizado pela medicina como simpaticomimético, agonista dos receptores