Serviço Social na Era Digital
Débora Juliana S. Piffer
Liliane S. Caresia
Marilena da Silva Viegas de Loura
Profª Vanessa M. Fava
Centro Universitário Leonardo da Vinci - Uniasselvi
Serviço Social (SES 174) – Assistente Social
30/10/2013
RESUMO
A pesquisa elaborada sobre a era digital mostra a importância das tecnologias de informação para o Serviço Social como plano diário e de sua intervenção profissional e como a junção destas ferramentas tecnológicas colabora para o aprimoramento dos serviços prestados nas instituições.
Palavras-chave: Serviço Social. Era Digital.Globalização, Tecnologia de Informação
1 INTRODUÇÃO
Com as várias questões atuais que impactam o exercício cotidiano da profissão de assistente social encontram-se as questões referente ao uso das inovações tecnológicas no trabalho do profissional.
A tecnologia da informação tem um importante papel para o Serviço Social. Ela pode promover mudanças significativas no desenvolvimento das atividades profissionais e na melhoria do acesso aos direitos sociais.
O conhecimento e o uso da TI permitem ao profissional lidar com uma grande quantidade de dados, buscando informações valiosas que possibilitam a avaliação do trabalho desenvolvido e a confecção de novas propostas de intervenção. Permitindo controlar e distribuir a informação, além de subsidiar as decisões melhorando a condução do processo de gestão, potencializando o exercício profissional no que diz respeito à sistematização da prática e a postura investigativa relativa ao exercício profissional.
Trazemos então uma síntese de conhecimentos adquiridos através do aprofundamento na Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI, que faz parte do Ministério do Desenvolvimento e Combate a Fome. O SAGI é responsável pelo monitoramento de informações das políticas e programas do Ministério.
Com a gestão dessas informações o MDS tem um mapeamento completo do seu público-alvo, das políticas vigentes no