Cmat
Ensaio por risco: Utilizado mais no campo da mineralogia, possui dez minerais padrões organizados de acordo com sua dureza, onde o último deles (10), que é o diamante, consegue riscar todos os outros, já o material (9) consegue riscar todos menos o (10), já o material (1) não risca nenhum. A escada com os dez minerais padrões é chamada de escala Mohs.
Ensaio por Choque: O próprio nome já diz, o ensaio é causado por um choque entre materiais. Um êmbolo com a ponta de diamante é solto em queda-livre para chocar-se com o material no qual quer saber sua dureza. Para fazer a medida de dureza, destaca-se a dureza Shore, onde utiliza-se uma barra de aço com a ponta de diamante dentro de um tubo de vidro contendo marcações de 0 a 140. A altura que a barra de ferro volta do choque (altura de rebote) é a medida de dureza do material.
Ensaio por Penetração: Um endentado é forçado num material que deseja-se sua dureza com carga de pressão controladas. Há três tipos de ensaio por penetração: Brinell, Vickers e Rockwell (HCR).
- O ensaio Brinell (HB) consiste em usar uma esfera de aço com um determinado diâmetro “D” aplicar uma carga de pressão “P” no material num tempo padronizado, o que gera uma deformação no material de diâmetro “d” que colocamos para ensaio. A dureza é expressa por uma equação onde precisa-se saber o diâmetro da esfera e o diâmetro da deformação do material.
HB = - O ensaio Vickers (HV) também relaciona carga de pressão com a área da deformação do material, porém a base do perfurador é quadrada com um ângulo de 136°. A carga é aplicada por um tempo determinado e pode-se encontrar o valor de dureza por uma equação onde precisa-se saber a carga de pressão aplicada “P”, a média