saude
CURSO DE ENFERMAGEM
FISIOLOGIA HUMANA
MANAUS – AM
2014
ADRIANA RODRIGUES
CARLOS ALEXANDRE
IUME GOMES
KENIA CRISTINA
WESLLEY CAMPOS
ASMA AGUDA E CRÔNICA
MANAUS – AM
2014
INTRODUÇÃO O presente trabalho faz referência a uma doença respiratória muito comum e que acomete milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente crianças, a asma. É uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que provoca a hiperresponsividade dessas vias, edema de mucosa e produção de muco e que leva a episódios recorrentes de sintomas como tosse, pressão torácica, sibilos e dispnéia. Ela afeta grande parte da população mundial, estimando-se por volta de 5-10%, independente de idade, cultura e localização geográfica.
CONCEITO
Do ponto de vista clínico representa uma obstrução difusa de vias aéreas que é reversível espontaneamente ou com tratamento. Fisiologicamente é uma obstrução de vias aéreas associada à hiperinsuflação e farmacologicamente é uma reatividade exagerada das vias aéreas a estímulos específicos e inespecíficos (HOLGATE,1990). Pela definição da AMERICAN THORACIC SOCIETY (1962), a asma é uma doença caracterizada pelo aumento da responsividade da traquéia e brônquios a vários estímulos, que se manifesta por estreitamento difuso das vias aéreas variando de severidade espontaneamente ou como resultado de terapia. E pela organização mundial de saúde asma é o estreitamento generalizado das vias brônquicas, cuja intensidade pode variar em curto espaço de tempo, seja espontaneamente, seja por efeito de tratamento e que não é causada por enfermidade cardiovascular.
ETIOPATOLOGIA
Trata-se de doença de natureza complexa. Sua etiologia é multifatorial e caracterizada pela diversidade de seus sintomas, sendo as manifestações mais comuns em crianças, os problemas respiratórios recorrentes. Pode determinar um comprometimento funcional de repetição