circuito fechado
R: Sim é um texto. Em uma primeira leitura pode até parecer apenas uma série de palavras soltas, aparentemente sem relação alguma, fazendo-se uma leitura mais apurada e atenta podemos observar que há uma relação entre elas. Em meu ponto de vista o autor relata um dia de sua vida, através de substantivos relacionados a hábitos de sua rotina, como levantar, calçar os chinelos, ir ao banheiro, usar o vaso sanitário, lavar o rosto, escovar os dentes, fazer a barba, tomar banho, se vestir, tomar café, fumar um cigarro e ir ao trabalho. Retratando também objetos que ele ver como quadros e vasos, por exemplo, sua volta pra casa e ate o momento em que vai dormir.
2. “Circuito Fechado” Não possui elementos coesivos, mas pode-se afirmar que existe COERÊNCIA? Justifique sua resposta de acordo com o conteúdo da atual.
R: Sim há coerência. No texto, pode se perceber que existe coerência, uma vez que o leitor consiga decifrar o sentido que o produtor quis transmitir, fazendo com que haja uma interação entre escritor e leitor.
Koch e Travaglia (1997), sobre esse mesmo texto, dizem que nele há uma série de palavras justapostas, quase sem nenhum elemento de ligação, e que nem mesmo chegam a formar frases completas; contudo, qualquer um pode entender o que se quer dizer, o que faz que esse texto seja considerado “coerente”.