introdução-doação de órgãos
Doação de Órgãos
3. Delimitação do tema
Será abordado os problemas que as pessoas enfrentam para conseguir um doador compatível, o tempo que terá que esperar na fila de transplante.
4. PROBLEMA
Um dos problemas no transplante de órgãos, é que muita gente precisa de transplante. Assim, as pessoas entram em uma fila para conseguir o órgão que se precisa, mas essa espera pode demorar, e as vezes, a pessoa morre na espera do órgão.
Outro problema é o risco de rejeição. Isso ocorre quando o sistema imunológico do receptor, responsável por combater as ameaças não reconhece o novo órgão e passa a produzir anticorpos contra ele. Essa reação do organismo acaba causando a destruição do órgão transplantado e, em casos extremos, pode levar à morte.
Também tem a questão da doação. Muitas vezes em acidentes, em que a pessoa tem morte cerebral, os familiares não autorizam o hospital a retirar os órgãos em bom estado da pessoa acidentada para ajudar outra pessoa que espera por algum transplante de órgão.
5. HIPÓTESE
Uma hipótese para solucionar o problema das filas de espera é conscientizar as pessoas com campanhas na televisão, rádio, jornais e revistas.
Para evitar a rejeição, o transplante é realizado apenas após a verificação de compatibilidade de sangue e antígenos. Quanto maior a compatibilidade dos antígenos do doador e do receptor, mais altas são as chances de o procedimento ser bem sucedido. A hipótese para a questão da doação, é que a pessoa, se tiver a intenção de doar seus órgãos em situações como morte cerebral, é a pessoa deixar bem claro para a família desde sempre, que quer ser um doador.
Queremos lembrar a população que é muito importante ser doador, pois muitas pessoas precisam da sua ajuda, com sua doação você pode estar salvando várias vidas, dando a pessoas que não tinham mais nenhuma perspectiva de vida, um novo motivo para viver.
6. OBJETIVOS
6.1. Objetivo Geral
Os problemas que as pessoas enfrentam para conseguir um transplante,