ALTERNATIVAS DE GERA O DE ENERGIA O SOL
COSTA, João Miguel Borro 1
NETO, Manoel Alves Feitosa 1
SILVA, Claudemir Barbosa da 1
SILVA, César Aparecido da 2
RESUMO
Por tratar-se de um assunto muito importante e também por estar inserido em nosso cotidiano, elaboramos a pesquisa que segue, tendo em vista lançar um olhar crítico sobre a atual e principal forma de geração de energia em nosso País: as hidrelétricas. Tendo em vista que nosso País é muito elogiado internacionalmente pela sua matriz energética, mostraremos que do contrario que se pensa as hidrelétricas além de poluírem causam também danos na vida das comunidades ribeirinhas e indígenas. A pesquisa a seguir também mostra um comparativo entre e proporção de produção e poluição de cada fonte de energia, seja ela uma hidrelétrica, termoelétrica, energia eólica ou energia solar. No decorrer da pesquisa, fica claro que a verdadeira energia limpa é a energia solar e por este motivo se faz necessária uma maior atenção quanto ao investimento e pesquisa nessa fonte de energia renovável.
PALAVRAS
CHAVE:
HIDRELÉTRICA,
ENERGIA SOLAR,
POLUIÇÃO,
FONTES DE ENERGIA, SUSTENTABILIDADE.
1
Tele Sala Unioeste – Cascavel – PR, Pólo Sinsdarspen : joao.miguel1984@rocketmail.com; lordclaudemir@hotmail.com; manoelfeitosavida@hotmail.com
2
Prof. Orientador, Instituto Federal do Paraná.
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, devido ao crescimento econômico de nosso país ficou comprovada a necessidade de aumentar a produção energética no Brasil. Atualmente a maior parte provem das hidrelétricas que geram mais de 67% de nossa energia (HORTA, 2011).
Apesar de serem elogiadas a nível internacional, as hidrelétricas não geram uma energia realmente limpa, há alguns anos esta afirmação era digna de credibilidade, mas com os avanços das pesquisas, admitir que a energia produzida nas hidrelétricas é uma forma de geração sustentável é inadmissível (FEARNSIDE, 2011).
Existem outras formas de se produzir energia, como as usinas nucleares,