Trabalho Final Ambiente
ENERGIA
INTRODUÇÃO
A energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento dos países e a qualidade de vida das pessoas. Quanto mais os países se desenvolvem, mais se torna necessário aumentar a produção de energia. Porém, também é preciso preservar o meio ambiente, e os recursos naturais não renováveis. Por isso, além de aumentar e melhorar a capacidade de geração de energia das fontes convencionais, é necessário desenvolver tecnologias para a utilização de novas fontes energéticas - as chamadas Fontes Alternativas de Energia.
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA: O QUE SÃO?
São aquelas que se apresentam como alternativa ao uso das fontes convencionais de energia (ex: petróleo, gás natural, hídrica, carvão mineral...). As fontes alternativas de energias são renováveis, pouco ou não poluentes, além de apresentar a vantagem de ter baixos índices de agressão ambiental.
BIOMASSA
Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provêm de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal, tendo por objetivo principal a produção de energia.
A biomassa difere-se dos tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou animal (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem. A biomassa pode considerar-se também um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
ESQUEMA DE UMA USINA DE BIOGÁS,
COMBUSTÍVEL PRODUZIDO PELA
DECOMPOSIÇÃO DE BIOMASSA
VANTAGENS
Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis.
DESVANTAGENS
A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões de
CO2 é