Lodo De Esta O De Tratamento De Agua Ceramica
399
Incorporação de cinza de lenha, lodo de estação de tratamento de água e cinza de casca de arroz em massa cerâmica.
Utilização da técnica de planejamento
(Grog incorporation in ceramic mass to manufacture of bricks. A study of the physical-mechanical properties)
E. N. M de Medeiros, R. M. Sposto, G. de A. Neves, R. R. Menezes
Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Departamento de Engenharia Civil e
Ambiental, Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília - UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro
Brasília, DF elisandra@unb.br Resumo
Este trabalho apresenta um estudo das propriedades físico-mecânicas de massas cerâmicas com a incorporação de resíduos de cinza de lenha, lodo de estação de tratamento de água e cinza de casca de arroz, visando a sua futura utilização na produção de blocos. Os procedimentos metodológicos consistiram na caracterização química e mineralógica, na análise granulométrica e no delineamento de misturas com argila e resíduos por meio da técnica de planejamento. Foram produzidos corpos de prova por prensagem, com variações de composições no intervalo de 0 a 50% de resíduo e 50 a 100% de argila. A queima foi realizada em forno tipo mufla.
As propriedades físico-mecânicas avaliadas foram absorção de água e módulo de ruptura à flexão. Como resultados principais, concluiu-se sobre a viabilidade em se utilizar composições com até 25% de resíduo nas temperaturas de 800, 900 e 1000 oC.
Palavras-chave: cinza de lenha, cinza de casca de arroz, lodo de estação de tratamento de água, cerâmica vermelha.
Abstract
This paper presents a study of the physical and mechanical properties of ceramic mass with the incorporation of waste ash wood, sludge from water treatment and rice husk ash to determine whether its future use manufacture of bricks. The procedures consisted in the chemical and mineralogical characterization, particle size analysis and design of mixtures with clay and waste through
planning