Erg
Estudando: Fundamentos da Ergonomia - Cursos Online Grátis | Prime Cursos
Estudando: Fundamentos da Ergonomia
Ergonomia na Prevenção da Falha Humana
ERGONOMIA NA PREVENÇÃO DA FALHA HUMANA E NA MELHORIA DA CONFIABILIDADE HUMANA NO
TRABALHO
A falha humana se constitui numa das maiores preocupações no gerenciamento de qualquer área de trabalho = acidentes aéreos, desastres como Chernobyl, explosões de setores.
Programa de qualidade=ergonomia cognitiva+ aprendizagem do ser humano.
A falha humana por deslize
Deslize =informação necessária + capacidade para execução da tarefa + não tem situação de pressão = ERRO.
Ex.: um operador de planta química, uma vez por dia, tinha que desenvolver a tarefa de abrir uma janela de visita de uma tubulação por onde circulavam substâncias cáusticas, mas antes de abri-la, despressurizava e drenava a linha.
Um dia, sem que se saiba explicar por quê, ele se esqueceu de drenar e despressurizar a linha e abriu a janela de visitas, recebendo o impacto da projeção do líquido cáustico!
A falha humana por condições ergonomicamente inadequadas
Trata-se das situações em que o indivíduo erra porque o arranjo das estruturas com as quais o mesmo interage induz ao erro.
Uma máquina, um painel ou um instrumento de controle, para poder ser adequadamente operado, tem que ser feito considerando que alguém, um ser humano, irá operá-lo. Esta consideração absolutamente simples muitas vezes é desconsiderada, criando dificuldades e falhas.
Alguns exemplos frequentes são:
-> Instrumento de leitura (dial de informação) inadequado para aquela situação;
-> Instrumentos de controle difíceis de serem operados com precisão;
-> Instrumento de informação e controle organizados fora do estereótipo popular (assim, se um interruptor ligadesliga funcionar de forma que liga-se para baixo e desliga-se para cima, é questão de contar como certo que algum dia alguém irá errar);
-> Tarefa difíceis ou mesmo impossíveis de serem feitas pela grande maioria das