Experimento Circuitos Eletr Nicos
Universidade de Brasília
Área Especial de Indústria Projeção A, Gama Setor Leste - Brasília - DF, CEP: 72444-240
E-mail:
1 Objetivos
Determinar experimentalmente a característica do diodo zener na região de ruptura, verificar o funcionamento de circuitos limitadores utilizando o diodo zener e observar experimentalmente o funcionamento do mesmo como um regulador de tensão.
2 Procedimentos
Inicialmente, monte o circuito da Fig. 2 sem o resistor de carga RL. Com o resistor R=220Ω, meça a tensão VZ1 e a corrente IZ1 sobre o diodo.
Figura 2 do roteiro experimental.
Resultado da Simulação no software Proteus.
Resultado simulação no software Fritzing.
Valores experimentais encontrados:
Tensão no diodo zener(Vz1) = 12.1 Volts.
Corrente que atravessa o diodo(Iz1) = 11,7 mA.
Conecte agora o potenciômetro como resistência de carga RL=4,7kΩ ajustado para seu valor máximo de resistência. Reduza a resistência do potenciômetro até o valor para o qual a corrente seja IZK (ou seja, menor corrente IZ maior que zero). Meça também a tensão VZK.
Valor máximo de resistência do potenciômetro.
Menor resistência para menor Iz maior que zero.
Simulação no Fritzing.
Valores experimentais encontrados:
Tensão no diodo zener(Vzk) = 11,3 Volts.
Menor corrente(Izk) positiva = 0.132 mA.
Troque agora a resistência de carga pelo resistor de 4,7KΩ. Troque o resistor R pelo potenciômetro ajustado para seu valor máximo de resistência. Diminua a resistência do potenciômetro de forma a encontrar o valor Rmin. Este é o valor da resistência para o qual a corrente seja IZK. Continue reduzindo a resistência para até atingir Rmax. Em teoria, este valor seria aquele para o qual a corrente IZ iguale a corrente IZmax. Por questões de segurança, vamos assumir que este valor de resistência ocorra quando IZ=2IZ1. Esta corrente será então chamada de Iz2. Meça também a tensão Vz2. A partir dos valores VZ1, IZ1, VZ2 e