ENERGIA RENOV VEL E N O RENOVAVEL
INTRODUÇÃO
O tema do nosso seminário é: Energia renovável e energia não renovável. Definiremos cada uma delas dando exemplos e falaremos sobre as vantagens e desvantagens dessas energias, os seus impactos no meio ambiente e da sua utilização no Brasil.
I. ENERGIA RENOVÁVEL
1. DEFINIÇÃO:
Energia renovável é aquela que se origina de fontes naturais e que possuem a capacidade de regeneração natural ou por intervenção humana, não se esgotam. É alternativa às fontes tradicionais desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento sustentável.
São sinônimos da energia renovável: energia ecológica e energia sustentável. Como exemplos da energia renovável podemos citar a energia solar (energia retirada da luz do sol), a energia eólica (energia dos ventos), energia hidráulica (energia das águas dos rios), energia biomassa (energia orgânica), energia geotérmica (energia do calor interno da terra) e a energia marcomotriz (energia das ondas dos mares e oceanos).
Energia Solar – Retirada da luz do sol pode ser utilizada na forma ativa e passiva. Na forma ativa transforma os raios solares em energia térmica ou elétrica e na forma passiva aquecendo edifícios ou prédios.
Energia eólica – Provém dos ventos e transforma a energia cinética dos ventos em energia elétrica. A quantidade de energia depende da densidade do ar e da velocidade do vento. Utilizada no funcionamento dos moinhos e na navegação;
Energia hidráulica – É obtida a partir do curso de água sendo aproveitada pelo desnível ou queda d’água provocando a rotação de uma turbina hidráulica gerando eletricidade. A energia hidráulica depende da quantidade de água disponível sendo fator determinante a pluviosidade;
Energia biomassa – Vem do aproveitamento energético de matérias orgânicas como restos de madeiras, bagaço da cana, lenha, carvão vegetal, dejetos de animais entre outros. Na energia de biomassa destacamos os biocombustíveis sendo o etanol o mais comum.
Energia