ED 6 ATIVIDADE DISCURSIVA
Esta atividade discursiva vale 25% de sua frequência neste ED. Antes de respondê-la, estude o texto teórico e o complementar anexos a esta atividade.
1) O registro e o controle de são feitos automaticamente pelo Portal
Universitário. Dessa forma, a sua frequência somente será registrada através da
. Portanto, não se esqueça de salvar e publicar a atividade ao concluir a tarefa.
2) Caso você não conclua toda a tarefa de uma só vez, você poderá salvá-la, voltar a fazê-la em outro momento e publicá-la apenas quando terminar. Você também poderá redigir o texto em outro local e copiá-lo apenas quando for publicá-lo.
3) O manual do aluno traz informações importantes sobre os Estudos Dirigidos. Leiao com atenção e consulte-o sempre que tiver alguma dúvida.
Boa atividade!
Os textos abaixo foram retirados do artigo “Histórico evolutivo legal dos recursos hídricos no Brasil: uma análise da legislação sobre a gestão dos recursos hídricos a partir da história ambiental”, dos autores Melo, G. K. R. M. M, Maracajá, K. F. B Maracajá,
Neto, J. D.
Leia os trechos do artigo abaixo:
Os primeiros sistemas de gestão de águas de que se tem registro ocorreram na
Roma antiga, quando os romanos deixaram de retirar água diretamente do Rio Tigre e construíram inicialmente o aqueduto de Acqua Appia, passando nos anos seguintes à construção de outros aquedutos, o que resultou em uma rede hidráulica para abastecimento daquela cidade. Nas situações de crise de abastecimento de água, acredita-se que havia os caçadores de águas responsáveis pela procura de água em quantidade e de qualidade para o abastecimento hídrico. E assim, de acordo com a demanda, os romanos foram desenvolvendo sistemas de organização dos recursos hídricos (CAMPOS, 2001).
Em 97 a. C., Julius Frontinus VI foi nomeado pelo imperador para o cargo de
Comissário de Águas de Roma, passando a ser o responsável por gerir um complexo sistema de captação de água em fontes afastadas para distribuição em