Telhado fotovoltaico
Resumo
Assim como muitos outros tipos de energia, a energia fotovoltaica é originaria do Sol. A energia fotovoltaica é gerada a partir de basicamente três elementos: Sol, um agente semicondutor (geralmente o silício) e uma substância dopante. Com esses três componentes, existe a viabilização de um projeto fotovoltaico. Para esse estudo, discorreremos sobre os processos que envolvem o projeto de um telhado composto por placas fotovoltaicas, ou seja, células e conversão de energia solar, design dos telhados e outros assuntos pertinentes ao tema abordado.
É importante enfatizar sobre diferentes formas de energia no mundo atual, pois precisamos incluir hábitos sustentáveis ao nosso cotidiano. Não se deve concentrar essa tecnologia apenas em países desenvolvidos e em locais específicos como fábricas, indústrias e usinas de energia, precisamos trazer isso para o nosso dia a dia, para as nossas casas.
Palavras – chave: Energia; fotovoltaica; telhado.
Introdução
A energia fotovoltaica é de origem solar, portanto para entender esta ciência deve-se conhecer a energia do Sol.
O Sol é uma importante fonte de calor, luz e energia. O mesmo gera reações nucleares em seu interior há mais de quatro bilhões de anos e calcula-se que sua vida útil se estenda por mais que o dobro deste período. O Sol é uma das respostas para questionamentos sobre a energia no futuro.
As pesquisas sobre a energia fotovoltaica foram iniciadas por cientistas espaciais que buscavam uma maneira para manter seus satélites em órbita.
Na energia fotovoltaica, o Sol é o fator determinante para o seu funcionamento, pois é a incidência dessa estrela sobre as placas com células fotovoltaicas que gera esta energia.
A utilização das placas fotovoltaicas vem crescendo no mercado de construção no mundo por se tratar de uma ideia inovadora e também por ser uma solução futura para o convívio harmônico na relação “homem x natureza”. Por ser uma nova