Religião e doação de órgãos
1. A importância do tema
A doação de órgãos é apresentada como um ato capaz de mudar a vida de pessoas. No Brasil são aproximadamente 70 mil pessoas que aguardam por um transplante, por uma chance de sobreviver.
Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade. Quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva e com ele resgata-se também a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado. Essas vidas dependem da autorização da família do paciente quando há morte encefálica comprovada e quando ocorre a autorização à doação, quando o paciente encontra-se ainda em vida a doação só pode ser realizada se o mesmo apresentar condições adequadas de saúde e o órgão a ser doado tratar-se de órgão ou tecido duplo, como o rim que não impede o organismo do doador continuar funcionando. A doação é um gesto que pode transformar a dor da morte em continuidade de vida.
Ao doar seu órgão você está de alguma maneira perpetuando a sua vida e acima de tudo, demonstrando solidariedade ao dar uma nova chance a uma pessoa que assim como milhares, aguardam em uma fila. Uma espera que parece interminável. Doar órgãos é de alguma maneira o sinônimo de salvar vida.
2. O que o