Doa o de rg os
ÓRGÃOS
Eduardo Feine, Pedro G.
Carvalho, Rafaela Castro e
Thaís Scheer.
TRANSPLANTE
O transplante é, sem dúvida, a tão esperada resposta para milhares de pessoas com insuficiências orgânicas terminais ou cronicamente incapacitantes. É impossível de ser executado sem o consentimento de uma população consciente da possibilidade, da necessidade e responsabilidade de depois da morte, destinar os seus órgãos para salvar vidas.
Todos nós somos doadores, desde que a nossa família autorize.
Portanto, a atitude mais importante é comunicar para a sua família o seu desejo de ser doador.
DADOS ESTATÍSTICOS
Nos últimos 10 anos (2002-2011), foram realizados 163.185 transplantes no Brasil, sendo 52.113 de órgãos e 111.072 de tecidos (córneas e células).
O número de doadores de órgãos no Brasil dobrou nos últimos dez anos. – 7.500 / 2003 – 15.141 / 2012
Mais de 50% das famílias brasileiras, ao perder um ente, são favoráveis à doação de órgãos. Este é o maior índice de aprovação à doação do mundo.
PROPAGANDA SOCIAL
Público alvo: População brasileira no geral, visto que a conscientização da sociedade como um todo, tarefa de longo prazo, deve ser iniciada nas escolas, o centro ideal de formação integral dos jovens, incluindo o exercício da cidadania.
Mídias escolhidas: Impressa (revista e jornal) e Audiovisual
(televisão e internet).
CAMPANHAS DO GOVERNO
FEDERAL
“Seja um doador de órgãos. Seja um doador de vida.”
ATUAL / 2015
Agência: Paim | RS – Cliente: RBS TV
A meta do governo é alcançar a taxa de 15 doadores por milhão de pessoas. “Qualquer pessoa pode doar órgãos. Nenhuma religião é contra a doação. Pelo contrário, toda religião apoia o amor aos outros, que inclui o ato de doar-se. Para um transplante de órgãos, só importa a compatibilidade entre você e as várias pessoas que esperam um coração, um pulmão, um rim. Uma vida.”