Doação de Órgãos e Tecidos
Neste trabalho vamos falar de transplantes e dos diferentes temas que estes envolvem.
O transplante de órgãos e tecidos é um procedimento cirúrgico que procura substituir um órgão doente por outro normal de um doador compatível ou até mesmo alguém que tenha falecido recentemente.
Trata-se de um assunto bastante elaborado e com bastante complexidade. Os transplantes podem trazer benefícios a pessoas que afetadas por doenças, que de outro modo seriam incuráveis, ou até mesmo por acidentes. Este tipo de transferência pressupõe diversos riscos, tais como, rejeição do órgão transplantado, ou mesmo complicações em órgãos vitais.
Devido a agentes patogênicos pode haver rejeição por parte do sistema imunitário. Quando o organismo é invadido por um agente patogênico, desencadeiam-se mecanismos de defesa o que permite ao organismo reconhecer corpos estranhos ou anormais, neutralizando-os e eliminando-os.
O que é um transplante?
A transferência de células, tecidos ou órgãos vivos de uma pessoa, a qual se dá o nome de doador, para a outra, o receptor, ou até de uma parte para a outra do corpo, dá-se o nome de transplante. Essa prática é feita com a finalidade de restabelecer uma função perdida ou de reconstrução de uma parte do corpo. A recorrência a um transplante pode trazer enormes benefícios às pessoas afetadas por doenças que, de outro modo, seriam incuráveis. As transfusões de sangue, que se realizam todos os anos em milhões de pessoas são o tipo mais vulgar de transplantes. Quanto ao transplante de outros órgãos, pressupõe-se, na maioria dos casos, a procura de um doador compatível e da aceitação de uma série de fatores de risco, pois o doente tem que enfrentar uma grande cirurgia que onde poderão ser utilizados poderosos fármacos imunossupressores ou até a possível rejeição do órgão que poderá levar à morte.
As doações ao redor do mundo
A lei de doação de órgãos agora vigente no país nada tem de peculiar. Legislações semelhantes