trabalhos
Fatores envolvidos na negativa da doação de tecido ósseo
Factors involved in the refusal to donate bone tissue
Maria Helena Pompeu1
Silvia Sidnéia Silva1
Bartira de Aguiar Roza2
Sônia Maria Villela Bueno3
Descritores
Recusa de participação; Educação em enfermagem; Doação dirigida de tecido;
Tecido ósseo; Bancos de tecidos
Keywords
Refusal to participate; Education, nursing; Directed tissue donation; Bone and bones; Tissue banks
Submetido
6 de Junho de 2014
Aceito
23 de Junho de 2014
Autor correspondente
Maria Helena Pompeu
Avenida Costábile Romano, 2.201,
Ribeirão Preto, SP, Brasil.
CEP: 14096-900 pompeu@hcrp.usp.br Resumo
Objetivo: Determinar as principais variáveis envolvidas na negativa da doação de tecido ósseo em familiares doadores de órgãos e a prevalência da doação desse tecido.
Métodos: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo. Foram estudadas variáveis referentes à solicitação da doação do tecido ósseo, compreendendo informações a respeito dos ossos que seriam captados, a reconstituição do corpo, os motivos que levaram à negativa da doação desse tecido, conhecimentos anteriores sobre doação e intencionalidade em ser doador.
Resultados: Evidenciamos três fatores que influenciaram a negativa pelos familiares incluindo o desconhecimento sobre quais ossos seriam retirados (92,9%), como ocorreria a reconstituição destas estruturas (96,5%) e como se apresentaria o corpo após a captação. A prevalência de doadores de tecido ósseo foi de 17,2%.
Conclusão: A decisão familiar de recusar a doação do tecido ósseo foi representada pelo desconhecimento do tema. A baixa prevalência foi devido à reduzida solicitação deste tipo de doação.
Abstract
Objective: To determine the main variables involved in the refusal to donate bone tissue among relatives of organ donors, and the prevalence of bone tissue donation.
Methods: This was a cross-sectional, quantitative study. Variables related to donation