Introdução ao estudo do século XX e início do século XXI.
•Um século breve/ Uma proposta de periodização:
Para definir e delimitar uma época, os historiadores buscam sintetizar os significados dos diversos acontecimentos que a marcaram, de modo a encontrar um elemento comum a todos que simbolize o período. Os anos entre 1930 e 1950, por exemplo, são chamados por muito de Era do Rádio. Outros definem os anos entre 1914 e 1945 como a Era da Catástrofe. Para o historiador Eric Hobsbawn, o século XX não se inicia em 1900, mas sim catorze anos depois, com a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Seu marco final também não seria o ano de 2000, mas 1991, quando o mundo viu ruir a URSS. Por isso, Hobsbawn o denomina breve século XX.
Uma parte de periodização, parte 3.
A partir de 1991, com o fim da URSS e da Guerra Fria, a bipolarização das relações internacionais foi dando lugar para interdependência das nações no aspecto comercial, financeiro, político e cultural. A esta fase do desenvolvimento da humanidade, convencionou-se denominar globalização.
Mas, como acontece com relação a outras fases, e mesmo com relação a outros temas, é difícil estabelecer de forma precisa um momento inicial. Porém, outros eventos, quando analisados com mais atenção sugere o começo de um novo tempo: a partir da expansão da internet, iniciada nos anos 1990, da implantação da União Europeia, dos desdobramentos decorridos do atentado terrorista ao EUA, ascensão de novas potências econômicas e das crises econômicas nos tradicionais centros avançados.
O poder da comunicação.
Dentre todos fenômenos culturais do século XX, um merece especial atenção: o poder conquistado pelos diferentes meios de comunicação, sobretudo aqueles controlados pelos grandes conglomerados. Seu desenvolvimento está associado à industrialização e à difusão da instrução obrigatória iniciadas no século XIX.
Por sua capacidade de promover ações (ou reações) da sociedade, não apenas em escala local, mas também