Introdução aos estudos do século xxi
[pic]
O século XX foi o período de cem anos iniciado em 1 de janeiro de 1901 e terminado em 31 de dezembro de 2000 que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder. No entanto, esses anos podem ser descritos como a "época dos grandes massacres", já que nunca se matou tanto como nos conflitos ocorridos no período. Em muitos países da Europa e da Ásia, o século XX também foi largamente apelidado de "Século Sangrento". Século Sangrento foi um “apelido” dado por países da Europa e Ásia ao século XX (1901-2000). Essa denominação deve aos inúmeros massacres e derramamentos de sangue acontecidos neste século, tais como as duas Guerras Mundiais, a Guerra Fria, Guerra do Golfo e Guerra do Vietnã, dentre outros. Há quem se acredita que o século XXI possa também ser chamado de um novo "século sangrento", em decorrência de se poder acontecer uma terceira Guerra Mundial.
Para o historiador Eric J. Hobsbawm, o século XX não se inicia em 1900, e sim em 14 anos depois, com a deflagração da Primeira guerra Mundial. Seu marco final também não seria o ano 2000, mas 1991, quando o mundo viu ruir a URSS. Por isso, Hobsbawm o denomina breve século XX.
De acordo com essa definição, até a eclosão da Primeira Guerra mundial, prevaleceram no mundo ocidental elementos típicos do século XIX, como as disputas imperialistas e a corrida armamentista.
Somente a partir do conflito teria se iniciado um período novo na Historia, com eventos e processos relativamente distintos daqueles de outras épocas da idade contemporânea.
O curto século XX teve suas características básicas centradas nas lutas sócias, que surgiram do sistema capitalista. Tentativas de superação agravaram sucessivas crises econômicas.
Outro fator importante e marcante no século XX foram as guerras. Elas foram quase interruptas durante o século, eram motivadas por varias razões diferentes e muitas