Metodolo
CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL
DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE PESQUISA
PLANO DE PESQUISA
Ana Beatriz Ayres
Turma: 6 C1
Data: 31/05/2012 1- Título
Manual tipográfico do século XXI – Guia para designers gráficos.
2 – Introdução
2.1 - Tema de Pesquisa
Em um mundo repleto de mensagens, onde a informação se torna cada vez mais preciosa, a tipografia nos envolve em todos os momentos do dia.
Por possuir uma característica funcional, está presente em muitas formas de comunicação. Como nos jornais, revistas, televisão, internet, placas de sinalização e etc.
De acordo com Samara (2011) a tipografia enquanto forma de comunicação, tem potencial para expressões profundas e emocionais.
Há milhares de anos a humanidade descobriu um modo de compartilhar pensamentos e sentimentos por sinais e signos, dando início a linguagem.
Os primeiros ensaios sobre o surgimento da tipografia nasceram do homem primitivo através dos seus desenhos em paus e pedras. Esses desenhos expressavam acontecimentos do cotidiano.
De acordo com Ribeiro (1998), a escrita feita com desenhos rudimentares chama-se pictografia do grego “pictus” significa pintado e “grafe” significa descrição.
A escrita nasceu da necessidade do homem de poder se comunicar e transmitir informações, tornando-se possível armazenar conhecimentos em uma escala muitas vezes superior àquela até então existente. Surgida entre diferentes povos, a escrita passou a atuar como instrumento de aproximação cultural e social.
Antes da tecnologia impressa que conhecemos hoje, os livros eram produzidos por escribas ou escrivão (pessoas que na antiguidade dominavam a escrita).
O processo da escrita de um livro era manual, muito trabalhoso e demorado. O alemão Johann Gutenberg criou o primeiro processo de impressão, usando tipos móveis em letras de madeira. O primeiro livro produzido em massa foi “A Bíblia de Gutenberg” produzida há mais de quinhentos anos atrás que