Sismica
A Geofísica é uma ciência que estuda a Terra usando medidas físicas tomadas normalmente na sua superfície, envolvendo o estudo de partes profundas da Terra geralmente inacessíveis às observações diretas. Através da interpretação das observações realizadas na superfície, são geradas informações úteis sobre a estrutura e a composição das zonas inacessíveis em grandes profundidades. Quase todo o conhecimento sobre áreas abaixo de profundidades limitadas por poços e minas subterrâneas provém de observações geofísicas.
As ondas sísmicas podem ter origem natural, como nos terremotos ou geradas artificialmente através de explosões na superfície. Em levantamentos sísmicos terrestres as explosões são geradas por dinamite e em levantamentos marítimos são geradas por canhões de ar comprimido.
Após a emissão da onda, esta passa a se propagar para o interior da terra, voltando para a superfície através do fenômeno da reflexão. A perturbação gerada na superfície no retorno desta onda é captada na superfície por receptores que têm a função de transformar esta perturbação (energia cinética ou de pressão) em sinais elétricos para posterior processamento adequado. Em levantamentos terrestres estes receptores são chamados de geofones (eletromagnéticos) e em levantamentos marítimos são chamados de hidrofones (piezoelétricos).
A forte utilização da sísmica na exploração e desenvolvimento de reservatórios de hidrocarbonetos deve-se à sua larga e densa amostragem tanto em área quanto em profundidade aliada ao contínuo refinamento de técnicas de tratamento e interpretação dos dados sísmicos. O desenvolvimento de tecnologias nas áreas de aquisição, processamento e interpretação dos dados sísmicos, aliado ao estudo das relações entre propriedades sísmicas, propriedades petrofísicas e condições ambientais, tornaram esta técnica indiscutivelmente a mais poderosa ferramenta de