UM PROGRAMA DE INVESTIGA O
Tópicos:
Partindo do princípio de que as práticas corporais institucionalizadas devem ser encaradas como um objeto como outro qualquer para a História, podemos dizer que a possível contribuição dos estudos históricos tem uma dupla dimensão.
a) Contribuição aos campos específicos relacionados aos objetos investigados (esporte, educação física, dança etc.)
Por exemplo, como determinadas técnicas podem ser aperfeiçoadas tendo em vista a trajetória do treinamento esportivo? Como um coreógrafo pode pensar suas coreografias considerando o percurso histórico das distintas modalidades, técnicas e propostas de dança? Como uma reforma curricular de educação física deve ter em conta o caminho percorrido por essa disciplina?
b) Contribuição para entender a sociedade como um todo
As práticas corporais institucionalizadas têm sua configuração articulada com as dimensões sociais, culturais, econômicas, políticas de um dado contexto (que deve ser entendido no tempo e no espaço). Fazem parte do patrimônio de um povo, da memória afetiva de indivíduos e grupos, sendo também importantes ferramentas na construção da ideia de nação e na formulação de identidades de classe, gênero, etnia, entre outras. No caso do Brasil, isso fica acentuado pela grande popularidade do futebol. Por essa conformação, são objetos cuja investigação pode contribuir para desvendar, de forma multifacetada, o cenário em que se inserem.
2.1 A BUSCA DE RIGOR METODOLÓGICO
Douglas Booth (2000, p.5) comenta que:
Poucos acadêmicos consideram a inovação metodoló-gica como uma característica da História do Esporte. Ao contrário, não só a maioria dos historiadores é tímida em temas filosóficos e práticos que envolvem metodologia, como aqueles que discutem seu método o fazem em apêndices ou notas de rodapé.
2.2 TRANSCENDENDO OS ESTUDOS LOCAIS
Ao impor àqueles que a praticam um novo modo de pensar a história a partir da construção de seu recorte, e um modo bastante específi co de