NUTRI O E NUTRICIONISTA
NUTRIÇÃO:
É a ciência que investiga e controla a relação do homem com o alimento para preservar a saúde humana. O NUTRICIONISTA: 1. Planeja, administra e coordena programas de alimentação e nutrição em empresas, escolas, hospitais, hotéis, restaurantes comerciais, spas e asilos, entre outros locais.
2. Ele define o cardápio das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais de clientes, pacientes ou hóspedes.
3. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico.
4. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.
MERCADO DE TRABALHO
1. Cresce a preocupação com os distúrbios alimentares que levam a disfunções sérias, como a obesidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros está acima do peso e 17,5% são obesos.
2. Esse quadro aumenta a importância do nutricionista e faz com que a procura pelo profissional se aqueça.
3. Os maiores empregadores do nutricionista estão no segmento da alimentação coletiva.
a. Empresas necessitam desse profissional para desenvolver cardápios e preparações mais saudáveis e para controlar a qualidade do alimento servido em seus refeitórios.
b. Na indústria de alimentos, o nutricionista atua desenvolvendo novos produtos e no controle de qualidade.
c. Ele também encontra espaço em hospitais, em secretarias de saúde que instituem programas de saúde pública e em clubes ou academias de ginástica.
4. A Região Sudeste, em especial São Paulo e o Rio de Janeiro, concentra a maior oferta de empregos.
CURSO
1. A maioria das disciplinas do currículo básico é da área médica, como fisiologia, anatomia e bioquímica.
2. Mas boa parte do curso é dirigida à formação profissional, com aulas teóricas