Introdução Administração Pública
1- Introdução.
O termo planejamento remete à ideia de ser uma das principais funções administrativa, por ser base para as demais. Consiste em traçar ou determinar as atividades que deverão ser executadas com a finalidade de se atingir objetivos, além dos meios para isso e se passarão por um controle, além de definir a melhor estratégia que deverá ser tomada. Trata-se de um roteiro de ações administrativas.
2- Desenvolvimento
No setor público a fase de planejamento possui diversos entraves, sendo eles: a pouca visão de médio e longo prazo da gestão, conflitos de interesses no âmbito político, visão imediatista e um dos principais, a burocratização excessiva. Com o decorrer do tempo houve uma evolução nas questões administrativas e também nas atividades que são executadas, demandando assim um processo de planejamento eficaz e eficiente, afim de colher melhores resultados evitando prejuízos e desperdícios nos processos.
O planejamento é um instrumento fundamental, mas é necessário também que sejam executadas todas as recomendações do que fora traçado, sendo necessário organização, coordenação, controle e comunicação ágil e fluída. É um instrumento que faz parte de um conjunto, somente esta etapa não leva ao cumprimento de metas ou objetivos e que necessitam seguir um prazo determinado.
O planejamento de cunho governamental é constituído por três partes:
Objetivos - O que a organização pretende e onde ela deseja chegar.
Recursos - Finanças para que seja viabilizado os objetivos e metas
Estrutura Organizacional - É necessário que a organização possua uma estrutura que possibilite o cumprimento dos objetivos, seja físico ou humano.
Sendo a fase em questão a responsável por promover um equilíbrio entre as partes citadas acima. É necessário que o planejamento e o objetivo final esteja de acordo com os interesses da sociedade, além de ter apoio da alta administração e os níveis executivo e intermediário.