INTRODU O
A impermeabilização é um tratamento metodológico, praticado através da utilização de produtos impermeáveis com o objetivo de proteger as construções contra a presença indesejável de águas, vapores e fluídos, podendo contê-los ou escoá-los para distante do local onde pretendemos tornar protegido, (PORCELLO, 2000).
A maioria dos elementos de uma construção civil não tem grande resistência à variação de temperatura e mudança constante de clima, sofrendo ação conjunta e periódica de água, oxigênio, vapores agressivos, gases poluentes, chuvas ácidas, lençóis freáticos etc. A importância da impermeabilização está justamente na preservação da edificação contra esses agentes nocivos. Como proteção, devemos impermeabilizar todas as áreas que estão sujeitas a vazamentos, como lajes expostas, varandas, calhas, rufos, telhados, sob telhados, cisternas, reservatórios, piscinas, jardineiras, cozinhas, áreas de serviços, banheiros, cortinas etc.
Para se aplicar impermeabilização em uma área como banheiros e caixa d’agua, é necessário que o substrato esteja limpo e seco, se um piso feiro recentemente é aconselhado esperar no mínimo 7 dias para pode se aplicar a impermeabilização.
IMPERMEABILIZAÇÃO A manta asfáltica é um dos materiais mais utilizados para impermeabilizar superfícies. Esta é uma maneira eficaz de proteger a construção e prolongar sua vida útil, evitando incômodos como infiltrações, as quais podem trazer problemas estruturais, além de ajudar a proliferação de bolores e mofos, muito associados a mal cheiro no interior dos ambientes e doenças respiratórias. Ela é indicada principalmente para estruturas sujeitas a movimentação.
Ela é produzida a partir de asfaltos modificados armados com filme de polietileno, filme de poliéster, borracha butílica ou PVC plastificado. Possui grande resistência à tração, a furos e rasgamento. Sua classificação é feita em função dos seus índices de tração, alongamento, flexibilidade e