Introdu o
Nos dias de hoje existem grandes preocupações da sociedade em relação à conservação dos recursos da natureza. Dentre estes, a água é um dos mais preciosos recursos, se tornando indispensável para vida de todos.
Apesar da água doce ainda ser encontrada em grande quantidade no planeta, em algumas regiões do mundo, suprir a demanda de água já está se tornando um problema em função do acelerado crescimento populacional, principalmente urbano.
Para uso não potável podemos suprir em grande parte a demanda da população utilizando o método de captação e aproveitamento de água da chuva. A água coletada da chuva pode ser utilizada em torneiras de jardins, descargas de vasos sanitários, lavagem de roupas, calçadas e automóveis. Para aplicação desse sistema, é necessário realizar estudo de viabilidade técnica para sua implantação. Neste trabalho será desenvolvido um estudo de aproveitamento da água da chuva de um empreendimento de pequeno e grande porte. Apresentando técnicas para cada caso, se baseando nos dados pluviométricos fornecidos pela INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) da região de Vitória e Vila Velha.
Objetivo
Analisar a viabilidade técnica da captação de água da chuva através das áreas dos telhados, pátios e áreas servidas, seja em empreendimentos de pequeno ou grande porte, para posterior aproveitamento.
2-Identificar a Eficiência na Captação de Água da Chuva.
A qualidade da água da chuva pode ser diferenciada em quatro etapas: a primeira etapa é a qualidade da chuva antes de atingir o solo; na segunda etapa é a qualidade da chuva depois de se precipitar sobre o telhado ou área impermeabilizada e correr pelo telhado; a terceira etapa é quando a água de chuva fica armazenada em um reservatório e tem a sua qualidade alterada e depositam-se elementos sólidos no fundo do mesmo e a água está pronta para utilização; na quarta etapa a água chega ao ponto de consumo, como por exemplo, a descarga na bacia