INTRODU O
2º Projeto de Cálculo Numérico: Aproximando a Integral do Polinômio Interpolador
Turma:MA
Professor: Magda Vieira
Aluno:Rodolpho Rodrigues Mota Silva
Recife,23de janeiro de 2015 INTRODUÇÃO
O caráter ácido ou básico de uma solução é determinado em função da concentração molar dos íons H+. No entanto, como essas concentrações normalmente são indicadas por números de base decimal com expoente negativo, trabalhar com esses números pode acarretar dificuldades matemáticas, fazendo com que um conceito simples de acidez ou basicidade pareça muito complicado. Assim, criou-se a escala de ph, que tem a vantagem de poder trabalhar uma faixa grande de valores de concentração com uma faixa estreita de valores de pH. O termo pH é um símbolo para uma medida físico-química (potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogênio), que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa, podendo variar numa escala de 0 a 14. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-, se o pH varia de 0 a 7, a solução pode ser tida com ácida, se o pH é igual a 7 , a solução pode ser tida como neutra e se o pH for maior que 7, a solução pode ser tida com básica.
MATERIAIS E MÉTODOS
O pH foi medido utilizando dois métodos, o medidor de pH(também conhecido como pHmetro) e um indicador de pH, o indicador universal.
O medidor de pH (figura.1) é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Este tipo de elétrodo é conhecido como elétrodo de vidro, que na verdade, é um elétrodo do tipo “íon seletivo”. O pHmetro deve ser calibrado de acordo com os valores referenciados nas soluções de calibração. A freqüência de calibração do pHmetro depende da freqüência de medições e da qualidade do aparelho. Quando o pHmetro é estável e as medições são freqüentes, não há necessidade de