Introdu O
Componente curricular: Metodologia cientifica
Curso: Psicologia
Fase: 1ª fase
Aluna: Valeria do Amaral Pereira
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará os transtornos mentais dando enfaze á psicologia a serviço dos transtornos mentais em relação ao autismo em crianças. O tema do presente artigo vem com a presente pesquisa, saber qual a reação dos pais frente ao diagnóstico do filho autista. Tendo como objetivo verificar os pensamentos e sentimentos dos pais diante do diagnóstico de seu filho, bem como compreender como se constitui a relação dos pais com o seu filho portador da síndrome e qual o papel da psicologia diante essas situações.
O autismo infantil pode caracterizar-se pela dificuldade em relacionar-se com as pessoas de maneira normal, isso ocorre, pois os mesmos centram-se no seu mundo, não demonstrando afetividade pelos outros. A partir desses comportamentos, os pais começam a perceber algo diferente em seus filhos, procuram descobrir o “problema” que os mesmos têm.
Vale lembrar que o autismo pode ser dividido em quartro categorias. A primeira com caracteristicas leves apresenta somente certa dificuldade que são as caracteristicas autisticas. A segunda é a sindrome de asperger não apresentam nenhum atraso no desenvolvimento e nem transtornos de fala e retardado mental, podem apresentar dificuldade na aprendizagem e tem sintomas que podem ser prejudiciais a sociabilização. Na terceira categoria apresentam-se pessoas que não tem nenhum atraso mental mas sim demonstram o atraso na linguagem. Já na quarta categoria se apresenta o autismo grave que é associado ao retardo mental. sabendo que a família é de total importância, este trabalho busca entender a reação da mesma frente ao autismo, uma vez que a síndrome traz consequências para o portador. Este transtorno por vezes compromete seriamente o grupo familiar quando ela passa conviver com o problema. As limitações vivenciadas frente à doença são percebidos em sua capacidade adaptativa