INTRODU O
Sumário
INTRODUÇÃO
2
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1
Torneamento
2.1.1
Tipos De Tornos
2.1.2
PARÂMETROS GEOMÉTRICOS
2.1.3
2.1.4
2.2
Ferramentas De Corte
2.2.1
2.3
3
Características
Velocidade De Corte
A CONFECÇÃO DO TORNINHO PARALELO
3.1
Procedimento na confecção do Protótipo
3.2
Material utilizado na confecção do protótipo
3.2.1
4
Parâmetros de Corte
Aço SAE 1045
3.3
Usinabilidade
3.4
Detalhamento dos cálculos
3.5
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
1
1
INTRODUÇÃO
O presente projeto é direcionado a fabricação de um modelo de torninho
paralelo, que propõem avaliar a processabilidade do material proposto e sua construção com seus devidos cálculos, analisar as propriedades e características funcionais (mecânicas) e demonstrar os seus critérios de sustentabilidade. O torno executa qualquer espécie de superfície de revolução, uma vez que a peça que se trabalha tem o movimento principal de rotação, enquanto a ferramenta possui o movimento de avanço e de translação. Além de tornear superfícies cilíndricas externas e internas, pode ainda maquinar superfícies planas no topo das peças, superfícies cônicas, esféricas e perfiladas, facejar, abrir rasgos, entalhes, ressaltos e golas. O torno também pode ser usado para furar, alargar, recartilhar, enrolar molas, polir peças, etc.
Ele se baseia em um princípio de fabricação dos mais antigos que existe, usado pelo homem desde a idade e da mais remota antiguidade, quando servia para a fabricação de vasilhas de cerâmicas. Esse princípio servese da rotação da peça sobre seu próprio eixo para a fabricação de superfície cilíndrica ou cônica.
Apesar de muito antigo, podese dizer que ele só foi efetivamente usado para o trabalho de metais no começo deste século. A partir de então, tornouse um dos processos mais completos de