INTRODU O
Solubilidade é a capacidade de uma substancia têm de dissolver a outra. A regra geral é “semelhante dissolve semelhante”. Os compostos moleculares, quando se encontram em estado solido ou liquido, têm suas moléculas unidas umas as outras por meio das interações intermoleculares ou secundárias; Quando mais forte for a interação mais difícil será para separa-las, isso afetará elevando os pontos de fusão e ebulição, e também influenciará a solubilidade. O tipo de interação dependerá da polaridade das moléculas. Moléculas polares se atraem intensamente e, portanto, formam interações mais fortes; moléculas apolares se atraem com uma intensidade menor, formando interações fracas.
Quando o hidrogênio interage com elementos muito eletronegativos, tais com o flúor (F), o oxigênio (O) e o nitrogênio (N),ocorre a ligação de hidrogênio, as ligações covalentes formadas são altamente polares, como consequência moléculas com esse tipo de ligação, como HF, H2O e NH3. O hidrogênio forma uma ‘ponte’ entre os átomos de alta eletronegatividade, por isso esse tipo de ligação é conhecida como Pontes de hidrogênio.
Quando um composto molecular não faz ligações de hidrogênio, a força que une as moléculas é chamada força de Van der waals, normalmente fraca. Para os compostos covalentes existem dois tipos de forças que são mais importantes: dipolo-dipolo e dispersão de London. Dipolo-dipolo: moléculas polares neutras que não possuem hidrogênio ligado aos elementos eletronegativos (F, O, N) e, portanto, não fazem ligações de hidrogênio, mantem suas moléculas unidas por meio de atrações elétricas dipolo-dipolo. Exemplos: HCl, propano, éter metílico. Dispersão de London é o único tipo de força intermolecular existente entre moléculas apolares. Essa força é muito fraca e por isso moléculas apolares de baixas massas molares possuem baixo ponto de ebulição sendo a maioria gasosa a temperatura ambiente. A explicação para esse tipo de interação é que, apesar de uma molécula neutra