Introdu O
Hoje em dia a impressão 3D é um tema em destaque na imprensa. A tecnologia de impressão 3D surgiu no ano de 1986, mas só em 1990 começou a ganhar algum destaque. Até agora nunca foi um assunto popular exceto no mundo da engenharia, arquitetura e fabricação.
Hoje em dia quase tudo desde componentes aeroespaciais até brinquedosjá vêm sendo feitos usando impressoras 3D. Uma das aplicações mais importantes desta tecnologia encontra-se na indústria médica. Através da impressão 3D, os cirurgiões podem produzir maquetes de partes do corpo dos seus pacientes que precisam ser operados.
A impressão 3D vai ter um grande impacto a todos os níveis, com aplicações em todos os tipos de indústria, e na área de serviços. Chegará o ponto em que todos os consumidores irão ter uma impressora 3D em casa. As aplicações desta tecnologia são ilimitadas, e veio para revolucionar a forma como consumimos.
1. Impressora 3d
A impressão 3D está revolucionando diversos setores da economia, sendo utilizados para criar instrumentos musicais, próteses humanas, chocolates, brinquedos e até casas. Entretanto, poucos sabem que a tecnologia não é recente - sua primeira máquina funcional completa 30 anos em 2014.
1.1 Como surgiu
A primeira impressora 3D funcionando a pleno vapor foi inventada por Chuck Hull, um norte-americano do estado da Califórnia, em 1984, utilizando a estereolitografia, o primeiro protótipo da tecnologia conhecida como impressão 3D.
Um ano antes da criação desta tecnologia Hull já havia desenvolvido uma máquina, que tinha a principal função a criação de lâmpadas para solidificação de resinas, primeiro objeto criado pela ferramenta. A principal, entretanto, foi a confecção departes de plástico de forma rápida, já que o processo tradicional levava de seis a oito semanas, e as peças ainda precisavam ser refeitas diversas vezes devido a problemas na manufatura.
Sendo assim, com a produção desses componentes em um ambiente controlado e de maneira