Trabalho UNOPAR
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................18
REFERÊNCIAS ........................................................................................................19
1 INTRODUÇÃO
As empresas rurais no Brasil, em sua maioria, possuem gestão rudimentar e de caráter familiar, dificilmente profissionais específicos da área econômico-financeira atuam junto a este negócio. O fato destes empreendedores se localizarem fora dos centros urbanos contribui para dificultar a participação de especialistas na administração do negócio rural e mais especificamente, na gestão do seu custo de produção (CP). Assim, os produtores rurais administram suas propriedades utilizando dados empíricos, os quais pouco ou quase nada acrescentam para a sua administração.
Os produtores rurais do país vêm apresentando deficiências na gestão financeira do seu empreendimento e, principalmente, no controle econômico/financeiro do setor produtivo, intensificado após o processo de globalização e do aumento da complexidade produtiva. Um dos principais motivos dessa deficiência e despreparo é a não utilização de ferramentas de gestão eficientes, tais como a contabilidade de custos.
O modelo de sistema de informações de custos (SIC) para as empresas rurais tem como função primordial gerar informações suficientes, adequadas e reais para a gestão estratégica dos seus CP. Deve ainda, proporcionar maior controle financeiro sobre o ciclo produtivo e avaliar o desempenho econômico-financeiro da empresa e atividades que desenvolvem, possibilitando as tomadas de decisões no gerenciamento do processo produtivo.
Diante das novas exigências impostas pelo contexto moderno de produção, no qual mais qualidade e menores CP são um dos principais objetivos dos produtores rurais, uma eficiente estrutura administrativa do setor