INTRODU O
INTRODUÇÃO 1
OBJECTIVOS DO TRABALHO 1
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE CARGOS 2
ESCALONAMENTO SIMPLES DE CARGOS 2
MÉTODO DE CLASSIFICAÇÃO PREDETERMINADA 3
MÉTODO DE COMPARAÇÃO DE FACTORES 4
MÉTODOS DE PONTOS 5
ESCOLHA DE FACTORES 6
ETAPAS 6
INTRODUÇÃO
A avaliação de cargos pode ser considerada como um conjunto de procedimentos sistemáticos utilizados para medir o valor e a importância dos cargos, com a finalidade de estabelecer diferenciais de salários, de modo que estes correspondam, tanto Quanto possível, ao valor do trabalho.
Em síntese, a avaliação compara as características de cada cargo, com outros cargos, preocupando-se, portanto, mais com os níveis relativos de salários, uns em relação a outros, do que com o próprio nível absoluto de cada um. Esse fato se relaciona de certa forma com constatações feitas por estudiosos do assunto, de que os empregados, além de compensação financeira em retribuição ao seu trabalho, desejam satisfação pessoal, tratamento digno, segurança e posição apropriada em relação aos seus colegas.
Por outro lado, o que é muito importante, a avaliação de cargos, como o próprio nome indica, não se refere à avaliação do desempenho das pessoas nos cargos, mas dos cargos em si mesmos. A premissa fundamental é, então, o próprio cargo, com os deveres e responsabilidades, qualificações e esforços exigidos, condições peculiares,
OBJECTIVOS DO TRABALHO
Geral:
Descrever os métodos de avaliação de cargos.
Especifico
Explicar os diferentes métodos de avaliação de cargos
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE CARGOS
Embora cada empresa, considerando as suas características próprias, possa e deva adoptar procedimentos que lhe sejam mais convenientes, o que acarreta a existência de uma infinidade de métodos de avaliação de cargos é possível distinguir e agrupar pelo menos quatro dentre esses métodos. Os métodos de avaliação de cargo são:
1. Escalonamento simples de cargos.
2. Classificação predeterminada.
3. Comparação de factores.
4. Método de pontos.