Introdu O
Potencial de Membrana
O potencial da membrana são impulsos eletroquímicos que são gerados nas membranas de todas as células do corpo. Esses impulsos são usados para transmitir sinais por toda a membrana dos nervos e músculos. As membranas celulares apresentam diferenças de concentração entre o meio interno e externo, a concentração de íons potássio é maior no meio intracelular e menor no meio extracelular, os íons de se difundir para o exterior e quando passam para o meio externo, íons negativos que não são permeáveis à membrana ficam no interior fazendo com que a carga no interior celular permaneça negativa.
O aumento da carga positiva no exterior e negativa no interior provoca uma mudança os íons potássio passam a entrar novamente na célula.
Quando o meio intracelular torna-se negativo, esses íons começam a passar para o interior da célula. O potencial da membrana depende:
1 – Polaridade da carga elétrica de cada íon;
2 – Permeabilidade da membrana;
3 – Concentração de íons dentro e fora da membrana.
Potencial de Ação
O potencial de ação é quando ocorre eventos fisiológicos através da membrana, ela recebe um estímulo (calor, frio, solução salina hipertônica ou hipotônica, ácidos, bases, corrente elétrica, pressão e etc) e ela de excita, são rápidas alterações do potencial de membrana que se propagam com velocidade por toda a membrana da fibra nervosa, começando por uma alteração súbita do potencial de membrana normal negativo para um potencial positivo e terminando com um retorno rápido para o potencial negativo. Transmitem os sinais nervosos, se deslocando ao longo da fibra nervosa até sua extremidade. Algumas células são denominadas auto- excitáveis, que são chamadas de potenciais expontâneos. A célula excitável dura apenas alguns poucos milésimos de segundo e é dividido em fases.
A fase 1 despolarização é quando ocorre um aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular , um grande