Introdu O
A comunicação é um fator muito importante dentro da empresa, na falta de uma boa comunicação, a troca de informações pode ser mal interpretada, e causar sérios prejuízos financeiros, desencontros de execução de uma tarefa assim como constrangimento pessoal e organizacional. É neste contexto que se baseia a pesquisa sobre comunicação corporativa e a importância para o setor financeiro organizacional.
Antes de entrar em méritos, quanto à importância da comunicação corporativa para o setor financeiro das organizações, é preciso esclarecer algumas dúvidas quanto à definição de corporação, organização e empresa, e se existem diferenças ou semelhanças entre elas.
Segundo o Dicionário Online Priberam1 define corporação como, “Conjunto de pessoas com afinidades, notadamente profissionais ou ideológicas, que se unem ou organizam com vista a interesses comuns”.
Ou seja, pode-se entender por essa definição que, corporação é um conjunto pessoas que trabalham para se chegar a um mesmo resultado.
O dicionário Online de Português2 estende o significado de corporação para “Pessoas que se associam por possuírem alguma afinidade profissional, geralmente, organizam-se através de um regulamento e/ou estatuto”.
Além de entender que corporação é um conjunto de pessoas que trabalham para se chegar a um mesmo resultado, por esta definição dá para entender que além de se trabalhar por um interesse comum, há um regulamento e/ou estatuto que regerão o trabalho na corporação, que dizem a maneira na qual deve-se cumprir uma atividade ou como uma pessoa deve apresentar-se numa situação. Regulamento está composto por uma série de regras que devem ser observadas e respeitadas por quem integra a corporação.
Não diferente de corporação, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades. Ou seja,